sábado, 29 de janeiro de 2011

Proativo versus reativo


Luiz era um funcionário de uma empresa há quatro anos. Naquele dia, ele estava muito chateado e resolvera ter uma conversa com o proprietário. Ao se encaminhar até a sala onde ocorreria a conversa, ele ficou se questionando porque estava sendo tão injustiçado. Quanto mais ele pensava, mais certeza tinha que precisa tirar isso a limpo.
Aproximou-se do dono da empresa e foi logo falando: “-Estou chateado! Convivo com vocês há quatros anos e nunca pedi nada. Fiquei sabendo que o Mauricio, que chegou há apenas seis meses, já entrou ganhando a mim. E o mais grave: tem um boato de que ele recebeu aumento de salário! Quero saber como fica a minha situação, já que estou na empresa há mais tempo.”
O proprietário concorda que Luiz tem o direito de ficar chateado e apenas lhe pede um favor: “-gostaria que você fosse até o supermercado da esquina e verifique se tem abacaxi, pois deverei realizar um encontro, ainda hoje, com todos os funcionários e quero servir frutas no lanche.”
Luiz ficou sem entender nada, mais foi até o supermercado, conforme lhe fora solicitado. Retornou e informou que havia bastante abacaxi.
O patrão chama Mauricio e lhe faz o mesma  solicitação pedida a Luiz. Determina, ainda, que Luiz permaneça na sala, até que Mauricio retorne.
Ao retornar, Mauricio informa: “-Tem abacaxi, mas eles não estão muito bons, pois estão verdes e pequenos. No entanto, as melancias, melões e tangerinas estão excelentes: as bananas, maças e uvas estão com ótimos preços, além de estarem  maduras, o que seria ótimo para festa”.
Nesse momento, o patrão olha para Luiz e exclama: - Esta é uma das razões porque o Mauricio está em melhor situação salarial que você!Ele poderia ter retornado com uma resposta simples, mas foi mais ale, trouxe outras possibilidades e me  deu alternativas de escolha.Ele poderia ter sido reativo – apenas ter trazido a resposta solicitada -, no entanto,ele foi proativo”.

Qual a diferença entre uma pessoa reativa e uma pessoa Pro-ativa?

Hoje em dia a busca por profissionais que decidem é “estatuto” na maioria das empresas bem-sucedidas (quiçá, todas).
Um quesito cada vez mais procurado nos futuros contratados é o da pró-atividade deixando os reativos em segundo plano ou até mesmo descartando-os.
Mas o que significam de verdade estes termos?
Bem, em resumo, pessoas re-ativas são aquelas que pensam e atuam dentro de padrões de causa e efeito. Pessoas pró-ativas influenciam o meio, garantem harmonia, direcionam boas energias, iluminam tudo e a todos a seu redor. Nunca se sentem vítimas das circunstancias e escolhem com sabedoria as coisas que podem influir para uma mudança significativa que atenda a muitos.
Descubra qual deles você é e seja também um VENCEDOR!
pro atividade é o caminho para a excelência. Pessoas pro-ativas são mais eficazes, destacam-se com mais facilidade e tornam-se mais aptas a exercer novas funções, novas atribuições e, consequentemente, ter êxito - na vida pessoal e profissional.


Eficiência? Eficácia?

A eficiência significa realizar um trabalho correto, sem muitos erros, por outro lado a eficácia consiste em realizar um trabalho que atinja totalmente o resultado, concluindo o que se propôs a fazer com um bom almejo do resultado. Em um mundo globalizado, torna-se mais inserido e preparado dentro do mercado, o funcionário que consegue distinguir o significado destas duas palavras e sabem aproveitá-las e ou utilizá-las quando convier. 

"Histórias e Fábulas aplicadas ao treinamento". Albigenor & Rose Militão. (adaptado)


Nenhum comentário:

Postar um comentário