Atividades realizadas semanalmente


QUALIDADE DE VIDA COMEÇA AQUI
Projeto contínuo de Motivação, Criatividade e Espírito de Equipe
"Não podemos fazer muito sobre a extensão de nossas vidas, mas podemos fazer muito sobre a largura e a profundidade delas." (Evan Esar)


CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO

O processo que envolve a Motivação Organizacional é um processo cíclico, continuado e que sempre funciona em direção a um determinado propósito da organização, neste caso proporcionar uma melhor qualidade de vida para os colaboradores da empresa, e em conseqüência melhorar o rendimento da equipe que é integrado aos demais processos da empresa, funcionando, desta forma, como um catalisador à consecução de metas. A motivação pode ser definida como um estado interior que induz uma pessoa a assumir determinados tipos de comportamentos e refere-se ao desejo de alcançar algum objetivo, resultam dos desejos, necessidades e vontades de cada indivíduo. Por isso é necessário que os colaboradores estejam sempre estimulados a crescer, a alcançar metas junto à organização, executando assim, um melhor trabalho atingindo os objetivos da melhor maneira possível.
O projeto: QUALIDADE DE VIDA COMEÇA AQUI: Projeto contínuo de Motivação, Criatividade e Espírito de Equipe será realizado todas as segundas-feiras das 8:00 as 9:30, e nesse período serão abordados diversos temas concernentes as questões Motivacionais, de Criatividade e de Espírito de Equipe.
É importante ressaltar que durante o projeto que terá a cada semana uma atividade diferente, que seja aberto o espaço para que o próprio grupo possa ter oportunidade de levar algo para os encontros que ele possa compartilhar com os demais, e assim fazer desse momento, não somente um momento onde ele estará recebendo informações como um banco de dados, mas que seja um momento e um espaço de trocas e que ele possa compartilhar também suas experiências de vida.
Nessa oportunidade também será desenvolvido o Funcionário do Mês, onde através de critérios analisados pela empresa e pelos próprios colaboradores será feita a premiação já anteriormente estipulada.
            Em todos os encontros será primeiramente apresentada uma mensagem que aborde um dos temas do projeto, seguido de discussão do tema e dinâmicas individuais, em dupla em equipe.


OBJETIVOS

 

OBJETIVO GERAL



  • Promover qualidade de vida para os colaboradores da empresa, que esteja voltada para: Motivação, Criatividade e Espírito de Equipe  dessa forma colaborar para um melhor rendimento nas atividades diárias executadas.


OBJETIVOS ESPECIFICOS



  • Investigar qual a importância do projeto de qualidade de vida na empresa;
  • Refletir sobre o papel a importância de cada colaborador para a empresa e vice versa;
  • Identificar quais situações tem gerado tensão e stress no ambiente de trabalho;
  • Propor possibilidades de melhoria na qualidade de vida dentro do ambiente da empresa através de atividades que instiguem motivação, criatividade e espírito de equipe. 


Hiper Motos/ Vitória da Conquista, 20 de Setembro de 2010.





EXEMPLO DE ATIVIDADES REALIZADAS SEMANALMENTE


















Vitória da Conquista - BA, 07 de Fevereiro de 2011


Atividade realizada na reunião semanal do dia 07 de Fevereiro de 2011

Objetivo:
Levar cada colaborador da empresa a pensar sobre o enigmático campo da nossa mente.


1 - Leia a placa a seguir:


O que existe de estranho nessa placa? Você pode não ter notado mas na placa existe uma repetição de palavras, nesse caso o "NA" está escrito duas vezes.


O que é isso???



Ilusão de ótica????
Vamos entender melhor o que é isso:



Eu não estou vendo o que estou vendo... 



...é, isso funciona mais ou menos assim...


Vamos ver alguns exemplos práticos que comprovam que nossa mente as vezes não está nos fazendo pensar necessariamente no que vemos:

Idéia de ondulação provocada pelo efeito da luz ou diferença da tonalidade de cores


Observe que parece existir um recorte quadrado no centro da imagem mas se observarmos melhor também vamos perceber que podemos visualizar a imagem por diversos andulos.


Observando a imagem temos a sensação e que ela está em movimento, nossa visão está processando uma informação que está enganando a nossa mente. A imagem não está em movimento, estamos tendo um ilusão de ótica.



Observe que as cores e formas dão idéia de profundidade à imagem, nos fazendo pensar que existe um buraco e que algumas bolas estão entrando dentro dele.


Essa imagem é uma das mais incríveis, pois as formas e a disposição das cores nos dá uma idéia de movimento como se uma luz estivesse sendo emitida no centro da imagem. 



Mais um exemplo de imagem que nos dá idéia de movimento pela disposição de cores e formas.



Observe bem essa imagem e perceba que os círculos parecem estar girando quando na verdade isso não está acontecendo.



Mais um exemplo que parece estar sendo emitido um raio ou uma luz no centro da imagem.

Essa imagem nos dá idéia de que existe 3 cilindros rodando em direções opostas


Outra imagem que parece estar em movimento mas não está






Essa imagem parece focos de luz piscando e deixando a figura em movimento


Se você fixar os olhos nessa imagem e inclinar a cabeça para a direita e para a esquerda po várias vezes observará que ela parece estar em movimeto.


Essa imagem pela disposição das formas nos dá uma idéia de ondulação



Fixando os olhos no centro da imagem também temos a sensação de que ao inclinar a cabeça para a direita e para a esquerda ela parece estar girando.


Mais um exemplo de figura com idéia de movimento


Novamente podemos inclinar a cabeça nos dois sentidos e a imagem parece se mover


Para entendermos que essa ilusão de ótica acontece mais no nosso dia a dia do que podemos imaginar vamos ler o texto que se segue: 
Interessante não é?? as palavras estão com as letra embaralhadas permanecendo somente a primeira e a ultima letra de cada palavra no lugar e ainda assim podemos ler o texto e compreende-lo perfeitamente, isso porque nós não lemos cada letra isoladamente e sim a palavra por completo e ela já está armazenada em nossa memória.

Quer ver um exemplo na prática:

1 CX OLEO MOTOR 4T CAIXA 24LT CINZA SUPER MOBIL
1 CX OLEO MOTOR 4T CAIXA 24LT LUBRIMOTOS
1 CX OLEO MOTOR 4T CAIXA 24LT PT MOBIL

Quem no deposito nunca cometeu esse erro ao separar um pedido para o cliente e pegar uma caixa de óleo errada?
Já tivemos vários erros desse não é?
Mas por que isso acontece?
Porque sua mente ao precisar de processar as informações muito rápido acaba de maneira inconsciente não precisando que sua visão leia toda a frase porque você já está tão acostumado em separar o Óleo Lubrimotos que você acaba achando que aquele ali que você vai separar é o Lubrimotos.
... É aí que precisamos tomar cuidado, porque a nossa mente muitas vezes nos engana e nós nem percebemos. Depois quando voltamos para conferir onde está o erro muitas vezes nem acreditamos que cometemos um erro tão tolo como esse.


Vamos ler o texto abaixo:

Observe que a maioria das vogais foram trocadas por números. Pode ser que no começo da leitura você tenha tido alguma dificuldade para ler mas com a prática que você vai adquirindo vai ficando mais fácil e você acaba lendo e compreendendo toda informação do texto.


Você consegue visualizar um 6 no meio desse montão de 9?

Observe que é difícil encontrar porque sua mente já está acostumada a visualizar somente o 9


Praticando:
Encontrar o B no meio dos Rs


O 1 no meio do I


O N no meio do M

O Q no meio do O


Agora observe essa aqui:
Qual foi o resultado que você encontrou? quando eu tentei pela primeira vez eu errei, pensei que o resultado fosse 4.090  e não 4.100 como na realidade é a resposta correta. 


Treinando com formas:








Podemos concluir com isso tudo, que a nossa mente e o nosso campo de visão muitas vezes não andam juntos e por isso precisamos redobrar os cuidados na hora de executar nossas atividades para não cometermos erros que possam nos causar mais transtorno posteriormente.
Somente quando entendemos que esse fenômeno é comum e que nós precisamos estar atentos é que podemos minimizar os nossos erros.

Vamos ver agora na prática como nossa visão pode nos enganar e tirar algumas fotos em 3D?
Mãos a obra...

Nossas engraçadas tentativas de fazer imagens com efeitos 3D... Temos muito que treinar ainda.